Pelos caminhos sinistros e alternativos por onde corre esse coelho de pelo branco...

quarta-feira, setembro 28, 2005

A minha reportagem...

No outro dia passou na RTP1, no Jornal da Tarde uma reportagem sobre o meu trabalho (me, me, me... como diria o meu amigo Dan...). Os físicos também estudam economia... Que estranho.. Que gente estranha... Porque não se limitam a estudar buracos negros e relatividade e aquelas coisas que ninguém percebe (mesmo depois de ler o livro do Hawking)? Agora até na economia se lembraram de pegar.. E será que vão resolver a crise??? Pergunta ingénua diria eu... O objectivo não e resolver nada.. Simplesmente melhorar instrumentos de estudo nas várias disciplinas... Para quem não sabe já vários físicos ganharam o Prémio Nobel (ou será que não devia dizer nobel porque a velha guarda não acredita que economia merece prémio???) da Economia. Vários modelos económicos têm nomes de alguns destes físicos. Modelos ARCH (AutoRegressive Conditional Heteroskedasticity) mereceram um prémio nobel há bem pouco tempo. O modelo de Black-Scholes também vem do estudo de mais uns doutorados em física.
Para quem não sabia, na física faz-se de tudo..