Pelos caminhos sinistros e alternativos por onde corre esse coelho de pelo branco...

segunda-feira, junho 16, 2003

MASSTIGE:

Um pouco na sequência do que o Hugo postou.
No fim-de-semana passado, no jornal Expresso, li um artigo muito interessante com o título MASSTIGE: A democratização da marca de luxo. Era um artigo sobre uma nova forma de marketing, para as empresas ligadas às vendas para as classes altas, poderem alargar o seu leque de clientes. Para tal, vendem produtos que em tempos teriam apenas como clientes alvo os mais ricos. Entre as várias marcas que apostaram neste modelo encontram-se as de automóveis: Audi, Mercedes, Porsche, BMW; as de elctrodomésticos: Bang & Olufsen; e algumas marcas de roupa e cosméticos. Tudo isto para que os quase-ricos, como refere o artigo, invistam ...no caro que lhes dê a sensação de marketing pessoal, de afirmação da sua personalidade própria, de uma aproximação ao exclusivo dos ricos.. Creio que esta aposta das marcas está também um pouco relacionada com o teste a que faz referência o post anterior. Ou seja, se por um lado queria parecer que a classe média iria extinguir-se e aumentar o fosso entre pobres e ricos, isso parece não estar a acontecer, e mesmo as marcas exclusivas de ricos já pensaram nisso e por isso tentam alargar ao máximo o grupo de clientes, sem por isso, se tornarem mais banais, ou seja, continuando com produtos que estejam exclusivamente ligados à classe alta, mas adoptando novos produtos mais ligados a um segmento médio, médio-alto.RC