Pelos caminhos sinistros e alternativos por onde corre esse coelho de pelo branco...

sábado, junho 14, 2003

Médio Oriente:

É com pesar que assisto ao recrudescer das actividades, terroristas e pseudo-terroristas, por parte das facções em conflito em Israel. Mau sinal para um potencial cumprimento do infame Roadmap para a Paz.
Ou será?
Parece-me que as facções mais violentas da resistência Palestina: Hamas, brigadas de AL-Aqsa, etc... pretendem pura e simplesmente impedir qualquer modo negociado de atingir a paz. O que ocorrendo tornaria (ainda mais) ilegítima a forma escolhida por estes radicais para 'protestar' a ocupação.
Por outro lado a atiude de resposta do governo Israelita parece-me exageradamente pesada. A impressão que me dá é que esta tentativa violenta de desmembrar a liderança do Hamas é um oportunismo Israelita, tendo em vista reforçar a sua posição face à futura imposição do Roadmap pelos US.
No fundo um sinal de que as intenções de Bush serão para cumprir no futuro?
Não sei. Contrariamente a muitas vozes na praça eu poucas certezas tenho quanto à boa(má)-fé de Bush, Israelitas e Palestinianos. Sei que sem uma diminuição nos atentados a pressão americana vai ser muito mais ineficaz, ou mesmo inexistente. Falta-me saber se essa diminuição vai ser conseguida às custas de mais violência Israelita ou de hábil diplomacia entre os Palestinianos.
Contrariamente a também muitas vozes, eu espero que Bush ganhe... em conseguir a paz no médio Oriente, mesmo que ainda demore um bocado, mesmo que até lá o sangue continue a correr em Israel.
Só assim pagaria este sangue algo que valesse a pena. A Paz.