Pelos caminhos sinistros e alternativos por onde corre esse coelho de pelo branco...

terça-feira, julho 01, 2003

Política à Irlandesa:

No artigo do jornal Expresso de José António Saraiva, Política à Portuguesa, o director do jornal refere qual o papel que Portugal deve ter na Europa.

Estou de acordo com grande parte do artigo e gostava aqui de fazer referência a um país, que penso eu, sofre dos mesmos problemas que Portugal, a Republica da Irlanda. Ou seja, a sua situação geográfica também é muito má, e está para a Inglaterra, como Portugal para a Espanha. Mas é um país que se desenvolveu imenso nos últimos anos. Um dos factores deste desenvolvimento foi a ligação que o país tem com os Estados Unidos, tendo, grande parte do investimento tecnológico feito na Irlanda, como fonte os E.U.A. Esta ligação tem muito a ver com a emigração irlandesa nas terras do tio Sam.
Para além de serem um país muito pequeno, ainda mais pequeno que Portugal, são conhecidos por uma tradição que tentam não deixar cair ao longo dos tempos. Quando se ouve falar da Irlanda, pensa-se logo na cerveja preta GUINESS, na música tradicional Irlandesa, nos pubs irlandeses e toda uma tradição ligada a costumes celtas.
Todos estes factores provocam na população irlandesa um patriotismo incrível. Qualquer que seja o acontecimento em que participem irlandeses, o apoio da população mostra que eles têm grande amor à sua pátria.

Por isso, penso que falta a Portugal, mostrar a sua Marca. Termos orgulho naquilo que fazemos bem e tentar alterar aquilo que fazemos menos bem. Neste caso, fortalecermos as nossas relações atlânticas sem nunca deixar de tentar marcar o passo nas relações continentais. RC