Pelos caminhos sinistros e alternativos por onde corre esse coelho de pelo branco...

segunda-feira, julho 07, 2003

Correcções ao nosso português:

Já parece um post a imitar a parte final do Telejornal da RTP1, mas não é. Gostava apenas de referir algumas expressões que as pessoas usam e que não têm razão de existir, para além de estarem incorrectas.

Uma delas é a:

Falhou a luz!

Neste caso, o que verdadeiramente acontece é que ouve uma falha no sistema eléctrico, ou seja, a electricidade que nos chega a casa através da EDP, deixou de nos chegar a casa... O correcto seria dizer: Falhou a electricidade.

Outra também bastante curiosa, e que tem a ver com o mesmo assunto, é:

Ir pagar a luz.

Felizmente ainda não temos que pagar a luz, visto que de dia temos a do Sol (que não é paga... penso eu... ou será que na conta da EDP também temos um tarifa suplementar em relação à luz do Sol?), e à noite se quisermos luz, ligamos os interruptores de electricidade que estão ligados a fontes luminosas. Electricidade, essa sim, é que tem de ser paga.

A que acho que tem uso quotidiano e que está bastante incorrecta é:

Quero um quilo de batatas.

O que é um quilo?? O quilo é o prefixo usado para designar 1000 vezes a unidade. Ou seja um quilograma são 1000 gramas, um quilometro são 1000 metros e por aí fora para as outras unidades de medida. Logo dizer um quilo é bastante incorrecto, embora as pessoas se refiram a massa, podiam também referir um quilo, para distâncias, mas não é o caso..

Continuando na área das massas:

Eu peso 75 Kg.

Também está incorrecto, porque o peso (por exemplo) é medido em N (Newtons) ou Kgf (quilograma força). A massa é que é medida em Kg. Logo podemos dizer que pesamos ... tantos ... Kgf, ou que temos uma massa de ... tantos .. Kg.

Estes são apenas alguns exemplos de expressões que se usam e que deviam ser corrigidas, o que seria muito mais fácil se se fosse educado para a ciência desde muito novo, mas não é o caso... RC